CARLA CHAIM

http://www.carlachaim.com

São Paulo, SP, 1983 - vive e trabalha em São Paulo

BAIXAR CV


Colapso de Onda, 2015, p? de grafite sobre parede e ch?o, site specific <br /> COLAPSO DE ONDA

Colapso de Onda, 2015, p? de grafite sobre parede e ch?o, site specific
COLAPSO DE ONDA



Biografia

Tanto em seus trabalhos em papel como em suas fotografias e ações gravadas em vídeo, Carla Chaim procura ir além dos limites da concepção tradicional de desenho. Mais do que um suporte para o desenvolvimento de uma ideia, ou um esboço inicial de uma obra a ser criada, o desenho de seu trabalho aparece essencialmente como um vestígio da ação de um corpo em um determinado suporte, um vestígio de sua presença, ou mesmo o remanescente de um gesto. Carla trabalha com a noção de controle em suas peças, tanto por meio de regras pré-estabelecidas quanto em seus movimentos físicos na elaboração de um desenho, por exemplo, usando o corpo como uma ferramenta importante nesse processo, pensando também como um lugar de conceitual discussão explorando seus limites físicos e sociais.

Os assuntos são variados e estão ligados a modos de operação sistêmicos e formas processuais orgânicas de desenvolvimento. O trabalho de Carla não cria narrativas nem narra histórias, o trabalho é a própria história levando em consideração as instituições de reflexão social e racional. Revê as coisas reais com os olhos experimentais, compreendendo os incidentes como parte do processo. Atos de derivação. Mover.

Formara em Belas Artes pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (2004), onde também realizou a pós-graduação em História da Arte (2007). Participou de várias residências de arte, entre elas Arteles, Finlândia (2013) e The Banff Centre for the Arts, Canadá, (2010). Seu trabalho foi exibido em inúmeras exposições em grupo, incluindo: CODE, Galeria Osnova, Moscou, Rússia (2017); Ao Amor do Público I, Museu de Arte do Rio - MAR, Rio de Janeiro, Brasil (2016); Novamente pela primeira vez, Durban Segnini Gallery, Miami, EUA (2105); Setor de cinema, Art Basel, Miami, EUA (2015); Na Luz, Galeria Raquel Arnaud, São Paulo, Brasil (2015); Ichariba Chode, Plaza North Gallery, Saitama, Japão (2015); Impulso, Razão, Sentido, Conflito, Cisneros Fontanals Art Foundation - CIFO, Miami, EUA (2014); Carla Chaim recebeu prêmios e prêmios brasileiros como CCBB Contemporâneo e Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, ambos em 2015, Rio de Janeiro e São Paulo nos anos anteriores: Prêmio Funarte de Arte Contemporânea e Prêmio Energias na Arte. Em 2016, Carla foi selecionada para o Future Generation Art Prize, onde em 2017 está apresentando suas obras no Pinchuk Art Center, Kiev, Ucrânia e em Veneza, na Itália, em um evento colateral durante a Bienal de Veneza. Suas obras são parte de coleções como Ella Fontanals-Cisneros, Miami, EUA; Museu de Arte do Rio - MAR, RJ, Brasil; E Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, Brasília, Brasil.