FRIDA BARANEK

http://www.fridabaranek.com

Rio de Janeiro, RJ, 1961 – vive e trabalha em Miami, USA

BAIXAR CV


Sem título, 1984, exposição Como vai você, Geração 80?, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil

Sem título, 1984, exposição Como vai você, Geração 80?, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil



Biografia

Frida Baranek obteve mestrado em Design Industrial na Central Saint Martins em Londres em 2012 e estudou Arquitetura na Universidade de Santa Úrsula Rio de Janeiro (1984). 

De 1978 a 1983, ela começou a desenvolver sua prática de escultura em estúdios no Museu de Arte Moderna e Escola de Artes Visuais, ambos no Rio de Janeiro.

Em 2013, o Museu de arte moderna do Rio de Janeiro fez uma retrospectiva de seu trabalho com a exposição "Confrontos"  Seu trabalho foi incluído na Bienal de São Paulo (1989), Bienalle di Venezia - Aperto (1990), MOMA, em Nova York (1993), Maison foi Latine (1995), MAM são Paulo (1995,1988), Museu Ludwig, em Koblenz (2005), além de muitos outros.

A Galeria Raquel Arnaud de São Paulo, que  representa a artista desde 1990, incluiu suas peças em várias exposições individuais e de grupo. Seu trabalho é parte de muitas coleções públicas e privadas, como a coleção de Patrícia Phelps de Cisneros, em Nova York; O Museu Nacional das mulheres nas artes, em Washington, D.C.; A Fundação LEF, em San Francisco; Museu de arte de Universidade de Washington, em St. Louis; A Fundação de Loumeier, em St. Louis; assim como no "Ministere de La cultura, Fonds National d'Art Contemporain", na França; no Pusan Metropolitan Art Museum, na Coreia do Sul; e, os museus de arte moderna do Rio de Janeiro e de São Paulo. Recentemente o Frost Museum em Miami e o MAR do Rio de Janeiro incluiram suas obras em seus acervos.

Frida viveu e trabalhou no Rio de Janeiro, São Paulo, Paris, Berlim, Londres e Nova York. Atualmente, ela tem estúdios no Rio de Janeiro e Miami.