curso: entre o moderno e o contemporâneo com celso favaretto

26 DE SETEMBRO - 14 DE NOVEMBRO 2019

Curso "Entre o Moderno e o Contemporâneo" com Celso Faveretto

O que aparece atualmente sob a designação “arte contemporânea” é um espaço amplo, descontínuo, móvel que não admite uma ideia clara do que se entende por “arte” e principalmente “obra de arte”.

O grande interesse pelas coisas de arte despertado por essa produção é contrabalançado pela dificuldade própria de se entender o que significam tais coisas, dada a sua obscuridade. Assim, o entendimento, o prazer e o gosto estético buscados na experiência estética frequentemente é negado com a quebra das expectativas usuais quanto ao valor cultural prometido pela arte. Uma das maneiras mais interessantes de acercar-se da variada atividade contemporânea, com o intuito de aí encontrar alguma coisa que seja relevante culturalmente e de enriquecimento pessoal, é examinar os nexos entre o que se produz na atualidade e aquilo que surgiu na modernidade como novo, assimilado através de choques e rupturas, que hoje não mais operam – especialmente considerando como central a reflexão sobre as mutações da obra de arte efetivadas desde o final do século XIX, especificamente na atividade de vanguarda que atravessaram o século XX.

Celso Favaretto possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1968), mestrado (1978) e doutorado (1988) em Filosofia pela Universidade de São Paulo, livre-docência pela Faculdade de Educação da USP (2004).

Publicou "Tropicália: Alegoria, Alegria" que se tornou um texto imprescindível para os interessados pelo tema. Editado pela primeira vez em 1979, foi reeditado em 1996, depois de ter ficado esgotado por dez anos, e já está na 4ª edição. Em 1992, publicou "A invenção de Hélio Oiticica" em que reconstruiu a trajetória do artista, explicitando o desenvolvimento das práticas artísticas e o significado das intervenções críticas nos domínios da vanguarda brasileira dos anos 50 a 70, levantando questões que continuam atuais.

Favaretto tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética, Educação e Ensino de Filosofia. Atua em diversas instituições dando palestras e cursos, além de ser professor efetivo aposentado da Universidade de São Paulo.

 

Quintas feiras_das 15h às 17h

Dias 26/09, 03/10, 10/10, 17/10, 24/10,

31/10, 07/11 e 14/11

Valor: R$ 1.500 (3x de R$ 500)

 

info@raquelarnaud.com