SÉRVULO ESMERALDO | HOMENAGEADO NA XIX UNIFOR PLÁSTICA

convite

A Universidade de Fortaleza promove a XIX Unifor Plástica, com o tema "Uma constelação para Sérvulo Esmeraldo" , curada por Ivo Mesquita.  

Nesta edição, a exposição reúne artistas cearenses ou residentes no Ceará e outros artistas do Nordeste. Também estarão presentes na exposição obras de Sérvulo Esmeraldo. 

Participam da XIX Unifor Plástica os seguintes artistas: Sérvulo Esmeraldo, Eduardo Frota, José Guedes, José Albano, Carlos Macedo, Tiago Santana, Eduardo Eloy, Rafael Vilarouca, Ícaro Lira, Cadeh Juaçaba, Márcio Távora, Jared Domício, Luiza Veras,  Waleria Américo,  Simone Barreto,  Marco Ribeiro e  Sabyne Cavalcanti e Rodrigo Frota. 

Ivo Mesquita fala da escolha do artista Sérvulo Esmeraldo para ser tema desta exposição. “Para um profissional de fora da região, é notável a presença da obra e da figura de Sérvulo no meio artístico cearense. Pensei que esta seria uma potente homenagem a ele: ter sua obra em vivo contato com as produções de artistas, seus contemporâneos”, explica Ivo. 

“Sérvulo foi um artista de muitas artes: escultura, desenho, gravura, pintura, design e gráfica, com trabalhos que vão de um rigor absoluto na concepção da forma ao espírito mais livre e lúdico com os limites que esta impõe ao seu programa plástico, ao seu projeto estético, sempre em expansão e afirmativo da dimensão humana e transformadora da experiência criativa e artística”, afirma Mesquita.  

O curador fala ainda sobre a seleção das obras para esta mostra. “A exposição aborda sua obra, vinculada à tradição construtivo/concreta brasileira, com um grupo de trabalhos escolhidos para, por um lado, oferecer uma perspectiva dos meios empregados na construção do objeto, assim como as diversas etapas e questões que puseram em marcha a sua produção. Por outro lado, o conjunto de obras propicia encontros, provoca fricções, aponta diferenças ou similitudes, promovendo relações pontuais com as produções de 18 artistas cearenses convidados, de diferentes gerações, trabalhando com suportes e estratégias que envolvem fotografia, desenho, escultura, pintura, vídeo e instalação. Com esse partido curatorial, a mostra busca construir um panorama da produção artística cearense em torno da figura central de Sérvulo Esmeraldo” relata Ivo Mesquita.  

 

XIX Unifor Plástica
“Uma constelação para Sérvulo Esmeraldo”


Abertura: 17 de outubro de 2017, a partir das 19h
Visitação:  18 de outubro de 2017 a 28 de janeiro de 2018

Local: Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz)
Mais informações: (85) 3477.3319

Tags: servulo-esmeraldoservuloesmeraldo